Rinite Alérgica

Rinite Alérgica

É uma doença muito comum caracterizada pela inflamação excessiva da mucosa nasal quando entra em contato com algumas partículas desencadeantes, chamadas de alérgenos.  Ocorre por um excesso de defesa do organismo contra agentes que não são muito agressivos (poeira, fungos, poléns, odores fortes, ácaro doméstico), numa tentativa de bloquear a entrada dessas partículas no organismo, resultando em sintomas como obstrução nasal, espirros, coriza e coceira.

Os sintomas podem ocorrer como crises ou estarem presentes sempre. Em algumas pessoas esses mesmos sintomas podem ser desencadeados por irritantes da mucosa, como perfumes, mudanças de temperatura e fumaça.

Rinite Alérgica – Tratamento !

O tratamento sempre é individualizado pois leva em conta fatores como tempo de duração das crises, intensidade dos sintomas, gravidade, hábitos, doenças associadas e exposição aos alérgenos.

A redução ou interrupção do contato com partículas desencadeantes e a lavagem nasal com soro fisiológico são sempre bem vindas, mas muitas vezes isoladamente não controlam adequadamente os sintomas. Os medicamentos mais comumentes utilizados são os corticosteróides intra nasal e anti-histamínicos. Alguns pacientes também podem necessitar de descongestionantes, vacinas, anti-leucotrienos e até procedimentos cirúrgicos para aliviar a obstrução nasal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer fazer parte da conversa?
Contribua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *